Mini-bio

César Oiticica nasceu no Rio de Janeiro em 1939, onde vive e trabalha. É artista, arquiteto e, presentemente, atua como diretor do Projeto Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. Oiticica começou seus estudos de pintura em 1954 no Curso Livre de Pintura de Ivan Serpa, no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro (MAM Rio) – onde chegou a substituir Serpa como professor temporariamente no ano de 1957.

Como membro integrante do Grupo Frente e do Movimento Concreto, Oiticica criou pinturas abstratas, que apresentam formas geométricas planas dispostas com vigor na tela, evocando um forte senso de movimento do espaço bidimensional.

Ao longo de sua vida, Oiticica teve uma carreira bem-sucedida como arquiteto e, durante quase quatro décadas, se dedicou, em paralelo, à preservação e divulgação da obra de seu irmão, Hélio.

Como curador, foi responsável pelas exposições José Oiticica Filho: Fotografia e Invenção (Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, 2007) e Hélio Oiticica: Penetráveis (Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, 2008).

Recentemente, Oiticica retomou seu ofício de artista. Em 2012, suas obras foram incluídas na exposição Ivan Serpa: Pioneering Abstraction in Brazil [Ivan Serpa: Abstração Pioneira no Brasil] apresentada na galeria Dickinson Roundell Inc, em Nova York.