Penetráveis
Os Penetráveis, de Hélio Oiticica, são estruturas em escala humana compostas por tendas e banners de diferentes tecidos e placas de madeira pintada ou de outros materiais, que podem ser penetradas, atravessadas e manipuladas por corpos vivos, de modo informal e espontâneo.
São trabalhos com diversas configurações, podendo ser exibidos individualmente ou em agrupamentos de diferentes penetráveis.
Em Tropicália, Oiticica constrói um ambiente que reúne natureza (plantas e araras) e cultura (poemas de Roberta Salgado e, na primeira instalação de 1967) No chão, areia e pedriscos remetem às quebradas da favela. Plantas e araras constroem uma imagem do Brasil.
O Éden é uma manifestação ambiental que tomou corpo em Londres, em 1969, na Whitechapel Gallery. Composto por seis penetráveis, que nos proporcionam experiências com a água, areia, folhas, pedras, cobertores e música; três bólides que se antes continham a cor, agora são preenchidos por pessoas; um palco performativo consistindo em um cercado circular que estimula o autoteatro e um conjunto de ninhos retangulares com seis divisões que abrigam o indivíduo em sua introspecção
Em 1971, Hélio cria o Projeto Central Park (Project 1) que é o primeiro da série Subterranean Tropicalia Projects e é composto de 4 penetráveis alocados de maneira labiríntica e que chamam o indivíduo ao “além-participação”.
Em 1978 Oiticica sintetiza a série “Magic Squares” que evidencia as experiências de duração (da cor e do participante) e de descondicionamento comportamental.
Os Labirintos Públicos são parte do projeto ambiental de Oiticica e visam ser lugares públicos permanentes “onde proposições abertas devem ocorrer”. São instalações que não buscam representar o mundo ou o tempo cronológico, mas sim preencher o espaço de subjetividade individual, invocando a autoperformance livre e o tempo (duração) próprio de cada indivíduo; são penetráveis sem funções determinadas que se oferecem ao participante para que este os utilize de forma criativa, pessoal e descondicionada. São lugares onde o próprio indivíduo é artista de si mesmo.
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Penetrável PN1, 1960
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Tropicália PN2 e PN3, 1967
Exposição “Nova objetividade brasileira” MAM, Rio de Janeiro
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Eden, 1968
Museum of Contemporary Art, Chicago
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Penetrável Magic Square N.5 – “De Luxe”, 1978
Inhotim, Brumadinho MG
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Penetrável PN28 “Nas Quebradas”, 1979
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PN14, Série Subterranean Tropicála Projects, 1971